Powered By Blogger

domingo, 27 de abril de 2014

FLAMENCO... simples assim.

Fala-se muito em FUSÃO de alguns gêneros de dança com o Flamenco. Muitas vezes um grande equívoco pra mim quando a "fusão" vem com uma de suas próprias raízes.

Quem conhece a HISTÓRIA DO FLAMENCO sabe que sua existência se deve por conta de uma verdadeira FUSÃO DE CULTURAS... o Mouro, que é de origem árabe, o próprio espanhol migrante, o Judeu ali estabelecido também e pelos próprios ciganos, andarilhos de muitos séculos em busca de um lugar que atenda aos anceios de sua cultura peculiar. Aos ciganos, ainda cabe a observação que muitos se estabeleceram e ficaram em alguns países absorvendo a cultura local e misturando com a bagagem que trouxe dos países anteriores.

Jarchas mozárabes, lamentos judaicos, crótalos gregos e lamento do povo cigano que veio da distante Índia para cair na Andalucia, sul da Espanha, onde encontra eco e trazem à tona a resultante destas culturas marginalizadas pelas razões históricas daquela península.

Se foram eles os unicos criadores, hoje é quase certo dizer que não, mas são os RESPONSÁVEIS por trazer ao ápice o que hoje conhecemos como Flamenco, uma arte visceral impulsionada pelo eco das facetas da vida do homem, as facetas da pena e da alegria, as facetas do amor sentido em todo lugar onde existe ser humano.

Flamenco Árabe? Ele já tem em suas origens...
Flamenco Cigano? Já tem em suas raízes...
Flamenco Judaico? Risos.... já tem nas raízes...
Flamenco o quê então?

Simplesmente Flamenco.

Fusões.... só com outros estilos que NÃO PERTENCEM a sua formação básica... simples assim!

Por esta razão, Flamenco se tornou Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade representada basicamente pelos seus três pilares :n o Canto, a Guitarra espanhola e a Dança.

Isso é Flamenco independente de seu estilo tradicional, conservador ou mesmo contemporâneo  onde se deve preservar a mola mestra de sua própria existência: os sentimentos humanos.


Ciganos e Payos (não ciganos) acompanham a evolução desta arte em todos os setores e fica difícil dizer aonde está a ciganicidade da arte como no pricípio onde somente artistas ciganos executavam com certa singularidade o Flamenco. E servindo de fonte de inspiração para o maravilhoso resultado que encontramos hoje na cena mundial.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.