Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Moda, Figurino, Dança.... Quando uma roupa desconstrói quem a usa em cena!

É muito estranho observar como a Moda entra na Dança; no caso em questão falo do Flamenco. Ter uma linha de produtos na pronta entrega é ótimo assim como poder construir e personalizar a roupa de acordo com gostos pessoais e biótipo.



Esta é uma matéria que deixarei as IMAGENS nas mentes de cada um para que desenvolvam seu próprio espírito crítico.

Surge a dúvida então de alguns clientes: "Amei aquela roupa! Fico bem nela?"
Pergunta feita a alguém que critica positiva ou negativamente a fim de instruir e esclarecer a cliente sua real condição na roupa escolhida.

É importante saber reconhecer seu tipo físico e saber o quanto se gosta dele para aceitar as imposições da Moda ou estamparia encontradas no mercado. Muita das vezes será impossível ficar bem com algumas roupas por conta do tipo físico que se tem... e isso fica evidente com a modelagem, a estamparia e as cores usadas.

Desenvolver este espírito de autocrítica é importante para saber escolher as roupas que irá usar em cena. Estas roupas podem ficar lindas num manequim, numa modelo esguia e que podem alterar completamente seu tipo em cena por conta das próprias condições físicas (proporção de estatura e peso e como se dá esta distribuição) e a iluminação e cenário (quando existe um).



A composição de um Figurino não está somente ligada ao gosto pessoal pela moda ou por uma grife ou estilo do momento, mas seria ideal que a composição fizesse parte de um conjunto e que possa se realçar quando figurino se torna solo, único em quem o usa.

O Flamenco é uma arte que possibilita todas as formas, composições e definições cênicas porque independe do tipo físico. Isso quando se refere aos biótipos para esta arte. Mas o que se esquece e se vê muito por aí é uma exaltação da vaidade alimentando o ego (que é até muito bom pra estima) e uma falta de bom senso pessoal mesmo.... A roupa da Moda pode "desconstruir" a imagem que você planejou assim como um figurinista pode fazer o mesmo se ele não souber lhe orientar quanto a criação ou melhora de sua ideia.

O Figurinista é o Arquiteto da roupa. Ele recebe a ideia da roupa, a qualifica e sugere melhoras sem alterar a ideia principal quando esta está de acordo com o cliente. Mas é um dever de um profissional ORIENTAR quando a mesma não favorece o cliente em nada daquilo que o próprio quer fazer.



Então sugiro uma autoreflexão se seu biótipo não é igual ou próximo das manequins e modelos. Pergunte e peça fotos de pessoas similares ao seu biótipo usando aquele modelo que você escolheu e veja se é aquilo que pretende mostrar.

Muitos são delicados e educados ao elogiar sua roupa por gostar de você, mas raríssimo serão aqueles que lhe dirão a verdadeira impressão causada com uma escolha feita por conta da Moda e da sua vaidade.



Então fica em jogo SINCERIDADE x DELICADEZA associada ao "politicamente correto". Sendo que é totalmente possível que ambas estejam juntas! Esta é uma posição que te seleciona naturalmente do meio visado exatamente por ser autêntico. E onde sua autoestima pode ser abalada caso não a conheça de verdade ou elevada por saber lidar com ela.

E cairei novamente nas qualificações do ramo da Moda e da Costura. Figurinista, Estilista, Modista, Modelador, Costureira são algumas das variantes deste ramo e que possuem pesos e conhecimentos diferentes e são complementares entre si, mas que podem estar reunidas na mesma pessoa.

Sugiro que leiam algumas postagens mais antigas falando sobre este assunto:

MODA FLAMENCA

TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO FLAMENCO

QUANDO O FIGURINO ANTIGO AINDA VALE HOJE

COMO ESCOLHER MINHA BATA-DE-COLA

Este é mais reflexivo e fala sobre a autoestima: ESPELHO, OLHOS, ALMA....MEDUSA

Espero com isso despertar o interesse dos clientes em ROUPA PARA DANÇA, de uma forma geral, para estes detalhes tão importantes e que passam desapercebidos diante de nossos olhos. 

Meu trabalho não consiste apenas em "desenhar, cortar e montar um figurino", mas também de orientar.... e nem sempre a orientação estará ligada ao fato de que eu contenha os outros conhecimentos, pois também dou CONSULTORIA para figurinos teatrais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.