O dançarino Ricardo Samel escreve suas impressões da vida, da dança e da moda mediante suas vivências com a Arte Flamenca.
sábado, 9 de março de 2013
INDICO!!!!! Leiam...
Literatura Flamenca nacional... difícil encontrar material de conteúdo onde se possa apreciar belas fotos, boa qualidade impressa e reflexão na história e não cópias de livros. É assim o livro da gaúcha Cadica Costa intitulado "Baile Flamenco - Identidade Gaúcha".
O livro conta de maneira simples e abreviada a história do Flamenco com seus estilos e fases históricas onde o importante é reconhecer aquilo que se faz e não nomes; visto que seria injusto com a dança por ela ser praticamente a terceira a aparecer no seu decurso onde o cante é a primazia seguido do acompanhamento do violão e o baile como a representatividade física manifesta sob forma de dança.
Cadica demonstra que é possível, inclusive, discriminar os elementos do sapateado flamenco com uma linguagem própria. Diferente de outras linhas de dança onde todos os passos possuem nomes. A raíz flamenca traz uma espontaneidade que não tinha registro e o ensino era feito por repetição.
Cadica ainda conta sua trajetória na dança, fala das diferentes visões do folclore gaúcho, de sua jornada de pesquisa e da interseção de ambos os estilos resultando na fusão; o que já é muito normal no mundo inteiro após a abertura dos portos e a inclusão do Flamenco como Patrimônio da Humanidade pela ONU.
De todas as literaturas nacionais que já li, este livro é recomendável para todos os apaixonados, praticantes ou não, da Arte Flamenca. Cadica ainda faz uma listagem de artistas internacionais e nacionais do Flamenco.
Portanto, LEIAM!!!! Eu recomendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.