clones |
A idéia da clonagem sempre cria fascínio em todos os aspéctos... na ciência isto já é um fato. No comércio está como um vírus que se alastra incontrolavelmente.
Roubar idéia alheia já é comum em disputas de mercado. A confiança entre colegas da mesma profissão fica em último plano. Muita das vezes, a idéia é reescrita inteligentemente para disfarçar o roubo discarado; o que sequer passa perto de uma clonagem... uma cópia.
Sobre roubo de idéias falo com propriedade por ter passado duas vezes isso. Uma na Faculdade de Arquitetura, muito comum na época, um projeto bom seu se fosse roubado seria publicado em revistas e assinadas por algum arquiteto que foi seu professor na faculdade.
E outro que sofri mais recente em um projeto ousado de reformulação de um organograma para dança. Levei anos construindo esse projeto em prol de algum lugar onde o ensino em forma de grade por nível pudesse ser aplicada ao Flamenco, mas para meu prazer e deleite, quem o fez não possui gabarito para seguir adiante aquilo que apresentou e assinou como seu. Até hoje o projeto desta pessoa não vingou.
Como se não bastasse as minhas idéias criativas, até as famosas Flamenkitas estão em processo de "genéricas". A idéia de bonecas estilizadas rodam há anos pelo mundo com grandiosas marcas como a Barbie da Mattel estilisando culturas na sua boneca cadeira chefe. Me inspirei sim nesta idéia, mas não copiei nenhum dos modelos. O cuidado que tenho em PERSONALISAR cada uma das minhas bonecas entre Barbies e similares de boa qualidade, dá um caráter único em cada uma que nasce e, principalmente, sem modelos clonados entre si para outras pessoas... exclusividade a preço acessível!
A primeira, 1999 |
A segunda, 1999 |
em criação, 2014 |
2014, em fase final da criação |
uma bela e bem acabada boneca de porcelana |
A moda das Festas Ciganas se espalha como uma gripe. Já muito discutido e pouco refletido sua abordagem, os fins da maioria delas acabam sendo o mesmo: venda de produtos supostamente ciganos (muitos são bons e outros sequer merecem qualquer referências), roupas em extremo exagero de uma cultura, danças comerciais de inspiração cigana e, pior, fundidas e vendidas como orientadas por algum mentor espiritual; o que considero uma autêntica blasfema a um povo, o cigano, e a uma religião, o espiritismo. Não seria este um desejo quase insano de ser aquilo que jamais poderão ser se não nascerem no meio deles?
Faculdade de Moda - UVA |
"As coisa belas foram feitas para serem admiradas, copiadas e, se possível, melhoradas."
Faço isso. Não clono e nem roubo idéias alheias. Mas apenas me inspiro nestas idéias, pois elas podem despertar outras idéias em estado latente semelhantes e que posso melhorá-las.
Olá, Ricardo
ResponderExcluirMeu nome é Kizzy e moro no Rio de Janeiro. Estou a procura de uma boneca de porcelana estilo cigana flamenca. Gostei muito da sua boneca. Você aceita encomendas? Meu e-mail: kizzygrace@hotmail.com