Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Honestidade consigo

Quando penso nos motivos que movem os outros nas suas escolhas, penso na intenção de cada ato. E é aí que reside um atributo que pode ou não aparecer de cara que é a honestidade.

Adorei a explicação do site https://www.significados.com.br/honestidade/ que diz:
"Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentirnão fraudarnão enganar.
Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.
A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Exemplo: “É difícil encontrar um político honesto”.
Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.
Saiba mais sobre o significado da Moral.
Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "caretas", ou são humilhados por outros.
Alguns sinônimos de honestidade são: honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade.
No mundo da música a honestidade é muitas vezes mencionada. Um exemplo disso é a música Pânico na Zona Sul, do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, cuja letra afirma: "Honestidade nunca será demais, sua moral não se ganha, se faz"."
Preciso falar mais?
Apenas deixo perguntas para reflexão...
Como se descobre que a pessoa está sendo honesta contigo?
Expressão facial basta?
Entonação da voz?
Mas afirmo que nunca se deve confundir a honestidade com transparência, mas associá-la diretamente ao caráter e, aí sim, a transparência pode ajudar na determinação dela. Podemos encontrar pessoas honestas que apenas não se exibem e pessoas que mascaram sua real intenção se passando por honesta. Quase sempre só se descobre depois que colhemos os frutos dos atos cometidos por estas pessoas. É quando avaliamos se o famoso "perdão" vale a pena ser praticado. 
assim vejo o desonesto...
Em particular penso que este deve ser um ato super válido quando aquele que cometeu a falha demonstra realmente reconhecer o dano e mostra-se arrependido e disposto a sanar as consequências do que fez ou, ao menos, amenizar o que não se pode resolver. Mas pedir o "perdão" e repetir o erro, não há como continuar... eu prefiro pensar no ato de escolher melhor as pessoas que quero ao meu redor pois estas outras eu já perdi a confiança e prefiro deixar que a vida se encarregue de dar a cada um a colheita daquilo que plantou.

Errar é mais do que natural e humano, mas persistir no erro é burrice e, quem o faz de forma consciente, além de burro é malvado.
Discordem ou não, é assim que penso...
E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.