Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Roubando IDÉIAS ou Clonando CRIATIVIDADE?

clones
Não há como recusar a quantidade de genéricos de diversos produtos industrializados e manufaturados, clonados e copiados. Aquele famoso "jeitinho brasileiro" deixou de ser sinônimo de solução rápida para um incômodo sinônimo de clonar as idéias alheias e quase sempre burlar fiscos.

A idéia da clonagem sempre cria fascínio em todos os aspéctos... na ciência isto já é um fato. No comércio está como um vírus que se alastra incontrolavelmente.

Roubar idéia alheia já é comum em disputas de mercado. A confiança entre colegas da mesma profissão fica em último plano. Muita das vezes, a idéia é reescrita inteligentemente para disfarçar o roubo discarado; o que sequer passa perto de uma clonagem... uma cópia.

Sobre roubo de idéias falo com propriedade por ter passado duas vezes isso. Uma na Faculdade de Arquitetura, muito comum na época, um projeto bom seu se fosse roubado seria publicado em revistas e assinadas por algum arquiteto que foi seu professor na faculdade.

E outro que sofri mais recente em um projeto ousado de reformulação de um organograma para dança. Levei anos construindo esse projeto em prol de algum lugar onde o ensino em forma de grade por nível pudesse ser aplicada ao Flamenco, mas para meu prazer e deleite, quem o fez não possui gabarito para seguir adiante aquilo que apresentou e assinou como seu. Até hoje o projeto desta pessoa não vingou.

Como se não bastasse as minhas idéias criativas, até as famosas Flamenkitas estão em processo de "genéricas". A idéia de bonecas estilizadas rodam há anos pelo mundo com grandiosas marcas como a Barbie da Mattel estilisando culturas na sua boneca cadeira chefe. Me inspirei sim nesta idéia, mas não copiei nenhum dos modelos. O cuidado que tenho em PERSONALISAR cada uma das minhas bonecas entre Barbies e similares de boa qualidade, dá um caráter único em cada uma que nasce e, principalmente, sem modelos clonados entre si para outras pessoas... exclusividade a preço acessível!
A primeira, 1999
A segunda, 1999
em criação, 2014
2014, em fase final da criação

uma bela e bem acabada
boneca de porcelana
As bonecas ciganas em porcelana estão em moda e em clonagem. Mesma forma ou boneca, mesmo cabelo, mesma maquiagem, mesma roupa que muda apenas estamparia e cores. Há quem goste. Eumesmo acho bonito quando existe até mesmo um bom acabamento, mas a maioria sequer cuida disto. Se ao menos fossem criadas baseadas na história do povo cigano e seus diferentes subgrupos, com certeza ficaria muito mais apropriado. Fica aqui a dica para quem as faz!

A moda das Festas Ciganas se espalha como uma gripe. Já muito discutido e pouco refletido sua abordagem, os fins da maioria delas acabam sendo o mesmo: venda de produtos supostamente ciganos (muitos são bons e outros sequer merecem qualquer referências), roupas em extremo exagero de uma cultura, danças comerciais de inspiração cigana e, pior, fundidas e vendidas como orientadas por algum mentor espiritual; o que considero uma autêntica blasfema a um povo, o cigano,  e a uma religião, o espiritismo. Não seria este um desejo quase insano de ser aquilo que jamais poderão ser se não nascerem no meio deles?

Faculdade de Moda - UVA
Roupas, nem se fala! Vemos connstantemente os noticiários mostrando a PF apreendendo mercadorias clonadas nos mercados e camelôs da vida. Minhas roupas agora estão no mesmo processo... virando genéricas... mas vejo o lado bom disso, as minhas criações! MINHAS criações. Sinal de bom gosto quem as clona. O que me incomoda? Algumas pessoas que estão clonando minhas idéias são próximas e falsas comigo às vezes até pedindo para "baratear" a roupa por não ter aquilo que peço como se fosse um valor fora do mercado.. Mas já diz o ditado que a mentira não se sustenta por muito tempo e já tive esta prova no passado pelo mesmo motivo.

faço figurinos desde 1990
Existe um ditado que gosto muito:
"As coisa belas foram feitas para serem admiradas, copiadas e, se possível, melhoradas." 
Faço isso. Não clono e nem roubo idéias alheias. Mas apenas me inspiro nestas idéias, pois elas podem despertar outras idéias em estado latente semelhantes e que posso melhorá-las.

Fica a dica então se você busca qualidade e bom preço, aprenda a escolher...



Um comentário:

  1. Olá, Ricardo
    Meu nome é Kizzy e moro no Rio de Janeiro. Estou a procura de uma boneca de porcelana estilo cigana flamenca. Gostei muito da sua boneca. Você aceita encomendas? Meu e-mail: kizzygrace@hotmail.com

    ResponderExcluir

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.