Powered By Blogger

domingo, 19 de março de 2017

Fábrica de sonhos...ou de pesadelos

Uma das maiores fontes de consumo está, além do alimento, nas roupas. Em toda parte encontraremos os objetos de consumo diário que se alia ao poder aquisitivo e a vaidade. Estes dois caracteres da personalidade humana são visíveis no cotidiano... eles tendem a piorar quando a elas se associa a inveja.

Em minha segunda matéria aqui no blog falei sobre o fato de um visual cênico sem cuidados, sem harmonia e sem escrúpulos e suas consequências.

O gosto de muitos pode se chocar com os dos outros e isso fica a critério de cada um assumir e se expor. O fato é que, mesmo sem conhecimentos profissionais neste setor, falta a consciência da Harmonia. Seu conceito básico é de que "a harmonia é um conceito clássico que se relaciona às ideias de belezaproporção e ordem." o qual complementaria com "segundo padrões pessoais ou pré estabelecidos".


Para a dança sempre friso que conhecer detalhes técnicos são indispensáveis para o resultado satisfatório e pleno. Mas o egoísmo e seu irmão "achismo" leva tudo a perder quando o padrão estabelecido está ligado ao gosto pessoal e sem informação técnica.

A composição de uma roupa para dança leva questões como objetivo, movimento, equilíbrio, textura, efeito, qualidade, investimento possível, durabilidade e outros quesitos que os profissionais chamados de FIGIRINISTA fazem ao elaborar aquilo que seu cliente pensa sobre sua concepção. Raramente se coloca o gosto profissional ao trabalho, pois se leva em conta aquilo que deseja seu cliente e apenas se associa conhecimentos técnicos e se sugere possibilidades da onde o cliente depois faz sua escolha e finaliza o pedido. Este sim é o verdadeiro Arquiteto da Roupa. Este profissional terá o cuidado ainda de fazer uma Ficha Técnica com os materiais a serem utilizados na confecção da roupa.



ESTILISTA apenas adapta o conceito à peça já existente trazendo à tona, ao olhar a roupa, a lembrança daquilo que foi adaptado e sugerido como tema.

COSTUREIRA é aquela que monta as peças cortadas.

MODELADOR é aquele que vai desenhar a peça e provavelmente cortá-la.

REMATADOR ou FINALIZADOR é aquele que vai colocar os últimos detalhes para a composição da peça.


O que nada impede é que uma mesma pessoa reúna estes conhecimentos e as execute. Faço sempre analogia com os segmentos da construção que se complementam: Engenheiro, Arquiteto, Designer de Interior, Mestre de Obra, Peão e etc.

A maior ilusão do momento é o uso da malharia sem conhecer suas propriedades particulares de acordo com a especificidade de cada uma. Isso ilude a quem desenha, quem corta e quem monta sem saber dos riscos que se traz em futuro breve. O teor elástico da malha desaparece com o tempo curto ou longo segundo suas qualidades e o tipo de linha usado pode favorecer a descostura localizada.

E aí vemos os resultados... figurinos espalhafatosos pelo excesso de informações, roupas com excessos de dobras, pessoas com suas formas salientadas ou exageradas causando a desconstrução física e harmônica, rasgos, descosturas, peças que se alongaram com o tempo e tantos outros detalhes que não caberiam aqui.

Há casos em que a confecção da pronta entrega jamais servirá! Alguns figurinos precisam sim serem feitos sob medida. E uma modelagem errada ou inapropriada poderá acabar com a dança e seus movimentos. Roupa não é só um visual na cena.

Belo exemplo de Expectativa e Realidade:


E tudo isso pode ser causado por coreógrafos e professores de dança que apenas bolam seus figurinos, o que vale demais e é este o ponto de partida. Mas pecam na hora da escolha da execução por "n" fatores muitas das vezes inaceitáveis. E a maioria que desconhece vai achar "linda" sua roupa... e entre os profissionais apenas a observação da falta de conhecimento de quem bolou e de quem confeccionou queimando as roupas daquele espetáculo.

Adoro um site que, com muito humor, fala sobre estes erros e deixo aqui uma dica...

Diva Depressão

Custa ter noções de harmonia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.