Uma das maiores fontes de consumo está, além do alimento, nas roupas. Em toda parte encontraremos os objetos de consumo diário que se alia ao poder aquisitivo e a vaidade. Estes dois caracteres da personalidade humana são visíveis no cotidiano... eles tendem a piorar quando a elas se associa a inveja.
Em minha segunda matéria aqui no blog falei sobre o fato de um visual cênico sem cuidados, sem harmonia e sem escrúpulos e suas consequências.
(Moda Flamenca) http://flamencoymoda.blogspot.com.br/2013/01/moda-flamencaa-moda-sempre-faz-uma.html
O gosto de muitos pode se chocar com os dos outros e isso fica a critério de cada um assumir e se expor. O fato é que, mesmo sem conhecimentos profissionais neste setor, falta a consciência da Harmonia. Seu conceito básico é de que "a harmonia é um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem." o qual complementaria com "segundo padrões pessoais ou pré estabelecidos".
Para a dança sempre friso que conhecer detalhes técnicos são indispensáveis para o resultado satisfatório e pleno. Mas o egoísmo e seu irmão "achismo" leva tudo a perder quando o padrão estabelecido está ligado ao gosto pessoal e sem informação técnica.
A composição de uma roupa para dança leva questões como objetivo, movimento, equilíbrio, textura, efeito, qualidade, investimento possível, durabilidade e outros quesitos que os profissionais chamados de FIGIRINISTA fazem ao elaborar aquilo que seu cliente pensa sobre sua concepção. Raramente se coloca o gosto profissional ao trabalho, pois se leva em conta aquilo que deseja seu cliente e apenas se associa conhecimentos técnicos e se sugere possibilidades da onde o cliente depois faz sua escolha e finaliza o pedido. Este sim é o verdadeiro Arquiteto da Roupa. Este profissional terá o cuidado ainda de fazer uma Ficha Técnica com os materiais a serem utilizados na confecção da roupa.
ESTILISTA apenas adapta o conceito à peça já existente trazendo à tona, ao olhar a roupa, a lembrança daquilo que foi adaptado e sugerido como tema.
COSTUREIRA é aquela que monta as peças cortadas.
MODELADOR é aquele que vai desenhar a peça e provavelmente cortá-la.
REMATADOR ou FINALIZADOR é aquele que vai colocar os últimos detalhes para a composição da peça.
O que nada impede é que uma mesma pessoa reúna estes conhecimentos e as execute. Faço sempre analogia com os segmentos da construção que se complementam: Engenheiro, Arquiteto, Designer de Interior, Mestre de Obra, Peão e etc.
A maior ilusão do momento é o uso da malharia sem conhecer suas propriedades particulares de acordo com a especificidade de cada uma. Isso ilude a quem desenha, quem corta e quem monta sem saber dos riscos que se traz em futuro breve. O teor elástico da malha desaparece com o tempo curto ou longo segundo suas qualidades e o tipo de linha usado pode favorecer a descostura localizada.
E aí vemos os resultados... figurinos espalhafatosos pelo excesso de informações, roupas com excessos de dobras, pessoas com suas formas salientadas ou exageradas causando a desconstrução física e harmônica, rasgos, descosturas, peças que se alongaram com o tempo e tantos outros detalhes que não caberiam aqui.
Há casos em que a confecção da pronta entrega jamais servirá! Alguns figurinos precisam sim serem feitos sob medida. E uma modelagem errada ou inapropriada poderá acabar com a dança e seus movimentos. Roupa não é só um visual na cena.
Belo exemplo de Expectativa e Realidade:
E tudo isso pode ser causado por coreógrafos e professores de dança que apenas bolam seus figurinos, o que vale demais e é este o ponto de partida. Mas pecam na hora da escolha da execução por "n" fatores muitas das vezes inaceitáveis. E a maioria que desconhece vai achar "linda" sua roupa... e entre os profissionais apenas a observação da falta de conhecimento de quem bolou e de quem confeccionou queimando as roupas daquele espetáculo.
Adoro um site que, com muito humor, fala sobre estes erros e deixo aqui uma dica...
Diva Depressão
Custa ter noções de harmonia?
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