Quando iniciar estudos com bata de cola? Eu pergunto primeiro, será que você conhece um pouco mais os diversos palos e suas estruturas? A bata de cola é um figurino que tem sua técnica muito específica e de nada adiantará aprender seu manuseio se não conhece aquilo que se baila. Sempre sugiro que se inicie estudos de técnica com um nível médio alto por conta dos estudos e da maior segurança com os diversos palos a se trabalhar. Antes sugiro trabalhar com abanicos ou o pericon, com xales ou mesmo com o mantón de Manila e as castanholas... Mas cada lugar faz do seu processo de ensino como melhor lhe convém.
Aprendi bata de cola com Theo Dantes que foi representante da Spanish Dance Socite aqui no RJ. A bata era pesada, de brim ou de algodão e somente os movimentos básicos oriundos do trabalho que Theo me ofereceu.
Quem realmente me abriu as portas para o estudo, tanto da dança com ela como para a confecção, foi minha maestra Inmaculada Ortega que, além de bailaora e professora, confecciona seus próprios figurinos e quem me orienta quando necessito. Com ela me sinto à vontade para perguntar e acato toda orientação que me passa com muito respeito.
Y la quiero mucho por eso, Inma. Gracias por ser tan generosa, tan buena y sencilla con su conocimiento. Tu eres responsable en gran parte por mi trabajo.
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Inma Ortega confecciona os próprios figurinos |
Ainda me lembro bem quando a perguntei qual era a melhor modelagem e tenho claro sua resposta como se fosse hoje: cada bata será sempre diferente da outra por conta do tecido, da quantidade de babados, do forro que se coloca ou não e da modelagem que usa mesmo que se repita. Tem que se acostumar e ensaiar sempre com a nova bata.
Sobre isso, tem detalhes em outro artigo no meu blog.
Mas é sobre a modelagem que se precisa atentar. Ao começar a confeccionar uma bata de cola, errei muitas vezes por não ter observado a modelagem e o forro da bata que Theo havia me emprestado na época. Precisei desenvolver a minha pesquisa solitariamente.
Comecei a ver vídeos na internet, muitas fotografias e a fazer alguns cursillos de bata para entender como modelar por conta dos movimentos (imprescindível este detalhe!) e algumas me deixavam ver de perto a sua bata. Devo este início de pesquisa a falecida Mabel Martín que dirigiu o grupo Los Romeros e o ballet da Casa D'España aqui no RJ. Ela realmente também foi muito importante para minha curiosidade no início da pesquisa. Mabel também confeccionava todos os figurinos deles.
Quem era a cobaia disso tudo? Eu mesmo. Muito dinheiro investido em diversos tecidos, modelagens e pesquisa no forro. Por esta razão tenho muitas batas as quais algumas vendi de segunda mão, outras que fiquei e outras que jamais repassarei por não servirem, seja pelo material usado ou pela modelagem inadequada a dança.
É nisto que se erra na compra de uma bata de cola. Até mesmo na Espanha se comete erros! Tenho contato com uma amiga que trabalha numa confecção em Sevilla e também conversamos e "trocamos figurinhas" sobre o assunto.
Quem vai ensinar o uso da bata precisa saber orientar como comprar. A modelagem inadequada ou mesmo o excesso ou a falta de tecido atrapalhará com certeza seu estudo. Nem sempre saber usar será sinal de saber ensinar e saber orientar na escolha.
Modelos mais justos inviabilizam grandes manobras, mas deixam o corpo lindíssimo. É o tipo sereia... algumas, como tenho visto, com a saia abrindo logo abaixo do joelho. O modelo abaixo é um dos que indico se quer seu corpo marcado. A saia precisa ter espaço para "funcionar". Se muito justa nas pernas só poderá jogá-la de um lado pro outro. Esta abre a partir da metade da coxa. Mas só indico para experientes. Não basta a roupa ser bonita, né? Tem que funcionar e saber usar...
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modelo sereia |
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modelo intermediário |
Ainda tem outro modelo em que a saia se abre a partir do quadril e foi deste modelo que aprendi a usar melhor a bata. E a partir dela segui para os modelos acima. Exige mais das pernas, o que acho ótimo em todos os fatores, e dá mais segurança quando parti para os modelos acima.
De qualquer forma, a modelagem em que se "coloca" uma cauda atrás de um vestido comum sem seu respectivo ajuste no recorte, o uso de material que deixa a bata muito pesada ou mesmo quando o corpo dela (a base que leva os babados) é forrada sem necesidade, isso tudo fará que estas batas, sejam quais forem as modelagens, não sejam apropriadas para estudar ou bailar porque exigirá uma adaptação das técnicas de uma boa bata além de força maior nas pernas por conta do peso sendo muito leve ou muito pesada.
Por estas razões, tem que realmente se conhecer o processo de modelagem, tecidos, montagem e forro. Não basta saber costurar...
Realmente suas batas de cola, são maravilhosas. Amei a minha.estou muito feliz.Parabéns!
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirDaqui paloma
Vou aprender sou de Portugal.
Pode me dizer qual o melhor tecido ? E modelo pra aprendizagem ?
Oi Paloma
ResponderExcluirMe perdoe na demora da resposta pois nem sempre estou conectado no blog.
Respondendo suas perguntas o tecido mais comum para iniciantes é o Oxford.
Quanto ao modelo, o mais tradicional seria sensato, ou seja com 3 ou 4 volantes na parte da frente e de 6 a 8 volantes na cola.
Encontre alguém que realmente saiba lidar com estes parâmetros para bata de cola ou faça um investimento com uma boa confecção espanhola. Em particular indico a bailaora Inmaculada Ortega que é ótima estilista e costureira. A encontrará facilmente nas mídias.
Espero ter atendido seu desejo.