Powered By Blogger

terça-feira, 9 de julho de 2019

Luz na Cena Flamenca hoje... erro comum nas cenas teatrais


        Sou dançarino, instrutor, coreógrafo e figurinista da Arte Flamenca há muitos anos e persigo e investigo tudo aquilo que envolve a cena que mostramos ao público. E é comum encontrar alguns espetáculos de companhias de Flamenco e, em geral, academias e escola de dança que reduzem o universo da Arte Flamenca ao jargão “preto e vermelho”. Isso nem é tão ruim quando se tem o conhecimento e sabemos que realmente as cores, além do preto e vermelho, são fortes e muito presentes em nosso universo artístico. Faz parte da cultura que estudamos! Já mencionei estes aspectos no contexto de elaboração de figurinos aqui no blog.


 Mas quando existe a persistência do erro é fato e absoluta a falta de conhecimento daquele que dirige, produz ou faz alguma coisa sem consultar o profissional daquela arte. Já basta dizer que a filmagem e as fotos ficarão muito ruins se usarem somente luzes escuras; normalmente acham que Flamenco se reduz a cor vermelha. E quem dirige o show é quem escuta sobre a filmagem e as fotos estarem uma grande “M” alegando ser os profissionais contratados muito ruins para tal registro.



A bem da verdade, repito, é pura falta de conhecimento sobre a Arte Flamenca. Já mencionei em vários artigos aqui no blog sobre a carga emocional ativa nas boas representações artísticas do flamenco quando se respeita aquilo que é cantado. É ali a fonte da expressão maior, pelo menos para mim e outros colegas que pensam o mesmo sobre a arte que representamos e estudamos.


Com isso, trabalhar os contrastes de claro e escuro evidenciam estas expressões, valoriza a pesquisa e os figurinos coloridos, embeleza o cenário e dá um dos melhores registros para a fotografia e a filmagem. Isso não quer dizer que não se deve usar cores na iluminação. Apenas trabalhar os contrastes da luz e usar efeitos de sombra mesmo.


Portanto, não custa nada consultar a quem cria a coreografia o quê deseja para realçar seu trabalho com a iluminação. E não caiam no jargão “Flamenco é vermelho” porque só terão fotos e filmagens estouradas além de estragarem os figurinos, complemento tão essencial na montagem desta dança, e que perdem totalmente seu valor quando excedem na iluminação.


Ainda dou a dica quando houver algum texto sobre a dança que não conhece: consulte o responsável! Costumo ver gafes terríveis só porque o texto foi tirado do Google. Cuidado! Você pode literalmente queimar o profissional que tem em seu espaço quando o ignora como o tutor da arte que ele ensina.


Então, vamos pensar nisso?

As fotos foram tiradas de vários sites livres na internet. Achei a idéia destas fotos para deixar claro que os CONTRASTES de claro e escuro são super bem vindos na iluminação no flamenco independente das cores usadas.

Usem essas fotos como inspiração para aquilo que deseja... melhorar seus registros e agradar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.