Numa dessas noites adentrei o antigo Cabaré Bohemio na Lapa onde uma das mais famosas drags da época reinava.
Norberto Chucri David (in memoriam) era professor de história durante o dia e Laura de Vison de noite. Foi "ela" quem me "amadrinhou", deu o nome artístico e me ensinou como trilhar neste denso universo de artistas transformistas da época onde reinavam outras famosas como Meime dos Brilhos, Lorna Washington e o grande comediante Rose Bombom, mestre da famosa e atual Suzy Brasil que vi nascer nessa época.
Nascia sob os cuidados da tia Laura, como a chamei por quase dois anos, a Carmen Purísssima, com três "s" porque ela alegava ser muito ingênuo e não queria que eu sofresse os dramas deste lado artístico da época. Sempre me protegeu e sempre me aconselhou em como me comportar quando estivesse fora de sua guarda que era fora daquela boite. Andei por inúmeras casas noturnas do Rio de Janeiro e Niterói fazendo o que sabia: dançar flamenco, porém na pele da Carmen Purísssima. Raramente dublava e quando o fazia performava fazendo a Lola Flores ou mesmo a Lole Montoya; ambas famosas cantoras de flamenco que gosto muito.
Não cheguei a dois anos no mercado porque não aguentei o peso e os dramas da época conforme tia Laura me mostrou. Só queria ganhar dinheiro. Confesso que ganhei, e muito, para pagar as minhas dívidas da época. E sobrou um pouco...
Enfrentei o retorno à minha realidade e acabei com a espanhola. Fiz uma fogueira na casa de quem tirou essas fotos e queimei tudo como num grande exorcismo! "Carmen voltou para sua terra natal e não sabe quando voltará." Esse era o discurso que dava quando perguntavam por ela.
Em 2024 recebo um chamado por uma das mídias sociais de um ex-aluno, Leonardo Simões é hoje um grande diretor teatral de Niterói, que me pediu indicar artistas para fazerem pequenas interferências de dança na peça "A Casa de Bernarda Alba" a estrear em dezembro de 2024 no teatro da Uff onde dancei muitas vezes com alguns shows flamencos e participações com alunos das academias que ministrei aulas. Ousadia minha, mostrei a ele a imediata inspiração que tive com um ídolo que adoro e é uma de minhas inspirações para o que faço hoje com o Flamenco. Manuel Liñan... esse consagrado artista flamenco montou um musical chamado "Viva!!" onde todo o elenco eram homens travestidos de bailaoras sem caricaturas para uma grande homenagem a essas mulheres dançarinas de Flamenco.
Eu mesmo propus o desafio e acabei fazendo os preâmbulos e a cena final da peça. Foi como trazer à tona a Carmen Purísssima mais madura... deu certo e foi o maior sucesso!
Devo essa credibilidade e oportunidade ao Leonardo Simões, diretor teatral.
E agora em julho de 2025 estaremos em cartaz no Theatro Municipal de Niterói reprisando a peça.
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