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quarta-feira, 7 de maio de 2025

Carmen Purísssima 28 anos depois

Em meados dos anos 90 eu tive uma depressão por decepção profissional. Precisava ganhar dinheiro para pagar dívidas contraídas haja vista ter me afastado do mercado de dança que era a única coisa que eu sabia fazer naquela época para ganhar dinheiro. Adentrei o universo underground e vi outro mundo artístico, o transformista que hoje recebe o pomposo e evoluído nome de "dragqueen" onde você literalmente se transforma num personagem de forma artística.

Numa dessas noites adentrei o antigo Cabaré Bohemio na Lapa onde uma das mais famosas drags da época reinava.

 Norberto Chucri David (in memoriam) era professor de história durante o dia e Laura de Vison de noite. Foi "ela" quem me "amadrinhou", deu o nome artístico e me ensinou como trilhar neste denso universo de artistas transformistas da época onde reinavam outras famosas como Meime dos Brilhos, Lorna Washington e o grande comediante Rose Bombom, mestre da famosa e atual Suzy Brasil que vi nascer nessa época.
 

Nascia sob os cuidados da tia Laura, como a chamei por quase dois anos, a Carmen Purísssima, com três "s" porque ela alegava ser muito ingênuo e não queria que eu sofresse os dramas deste lado artístico da época. Sempre me protegeu e sempre me aconselhou em como me comportar quando estivesse fora de sua guarda que era fora daquela boite. Andei por inúmeras casas noturnas do Rio de Janeiro e Niterói fazendo o que sabia: dançar flamenco, porém na pele da Carmen Purísssima. Raramente dublava e quando o fazia performava fazendo a Lola Flores ou mesmo a Lole Montoya; ambas famosas cantoras de flamenco que gosto muito.

Não cheguei a dois anos no mercado porque não aguentei o peso e os dramas da época conforme tia Laura me mostrou. Só queria ganhar dinheiro. Confesso que ganhei, e muito, para pagar as minhas dívidas da época. E sobrou um pouco...


Enfrentei o retorno à minha realidade e acabei com a espanhola. Fiz uma fogueira na casa de quem tirou essas fotos  e queimei tudo como num grande exorcismo! "Carmen voltou para sua terra natal e não sabe quando voltará." Esse era o discurso que dava quando perguntavam por ela.

Em 2024 recebo um chamado por uma das mídias sociais de um ex-aluno, Leonardo Simões é hoje um grande diretor teatral de Niterói, que me pediu indicar artistas para fazerem pequenas interferências de dança na peça "A Casa de Bernarda Alba" a estrear em dezembro de 2024 no teatro da Uff onde dancei muitas vezes com alguns shows flamencos e participações com alunos das academias que ministrei aulas. Ousadia minha, mostrei a ele a imediata inspiração que tive com um ídolo que adoro e é uma de minhas inspirações para o que faço hoje com o Flamenco. Manuel Liñan... esse consagrado artista flamenco montou um musical chamado "Viva!!" onde todo o elenco eram homens travestidos de bailaoras sem caricaturas para uma grande homenagem a essas mulheres dançarinas de Flamenco.



Eu mesmo propus o desafio e acabei fazendo os preâmbulos e a cena final da peça. Foi como trazer à tona a Carmen Purísssima mais madura... deu certo e foi o maior sucesso!
 Devo essa credibilidade e oportunidade ao Leonardo Simões,  diretor teatral.








E agora em julho de 2025 estaremos em cartaz no Theatro Municipal de Niterói reprisando a peça.








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