Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Irmãos CARVÃO e DIAMANTE

Você já recebeu alguma crítica de alguém? Que tipo de crítica você ganhou: criativa, construtiva, destrutiva, positiva ou negativa? Como você reagiu e o que achou daquilo? Refletiu sobre a informação? 

Pois é. O mal da maioria das pessoas é não saber escutar uma crítica seja ela qual for. Acredito que todas elas são de enorme valia para reflexão de um trabalho. Saber analisá-las é muito importante e saber diferenciá-las também o é. 


Quando observações são feitas em decorrência de algumas falhas o resultado pode ser melhor ainda se a humildade estiver presente e a pessoa aprimorar seu trabalho com a crítica feita. Se quem fez é dominante no assunto, aí vale mesmo para e pensar. A crítica é uma mensagem carregada de observações que julgam seu trabalho artístico, literário ou científico. Assim o artista acaba por formar opiniões... E assim acredito no que fazemos quando estamos no palco. 

A Arte Moderna é muito abstrata e conceitual na maioria das vezes. Não basta olhar de imediato e julgar. Se faz necessário entender o conceito e depois sim, fazer o seu julgamento. Existem muitas manifestações que julgamos de imediato por conta deste comportamento.

Lembram do antigo jargão da propaganda do desodorante “Impulse, a primeira impressão é a que fica”? Ou ainda "não se deve julgar um livro pela capa". É assim que acabamos por ver e julgar de imediato as fotografias por exemplo. Aqui mesmo no blog eu tenho uma matéria em que critico algumas idéias de moda flamenca, pois ainda não vi nenhum artista do meio usando aquelas criações. Uma peça teatral, musicada ou não, quando tem um tema precisa ser avaliada segundo o contexto que inspira a obra. E aí sim vale qualquer crítica a direção artística, seu criador e sua obra.

   

Auto-crítica é esta capacidade de “se ver diante do espelho da alma e avaliar seu reflexo”. É difícil, mas não impossível, pois admitir erros é complicado quando não se tem o interesse do aprimoramento de si mesmo. Essas arestas que fazem uma pedra de carvão ainda ser bruta é que faz a diferença quando lapidadas. Esta lapidação transforma aos poucos a pedra de carvão em diamante e seu polimento gera o brilho. Esta deveria ser a meta principal do ser humano. Mas ainda existem pessoas que preferem continuar sendo uma simples pedra de carvão. Esta é a natureza humana... 

É este polimento que me impulsiona para frente mediante os reconhecimentos que faço em minha vida. Não nego que às vezes vem de forma muito dura e outras bem suaves, mas sempre reflito e acabo tentado o polimento. Muitas vezes amigos me mostram. Outras vezes a própria vida que se insinua. E vou seguindo sempre pra frente. Na maioria das vezes os que não me gostam é quem fala sem conhecer os fundamentos do meu trabalho; o famoso jargão do “Impulse, a primeira impressão...”. 

Só enxerga quem quer... eu tenho conseguido um pouquinho. Ainda estou um pouco “míope” pra algumas coisas, mas como falei, de alguma forma alguém me coloca um óculos e vejo melhor. Ainda não sou um diamante, mas também já não sou mais aquela pedra de carvão. Acredito que sou um cristal bruto, lapidado pelo tempo, pela aceitação das falhas que vou lapidando e polimento das minhas virtudes.

Um dia me transformo em Diamante.

Um comentário:

  1. Lindo o texto e corretíssimo, Ricardo . Eu já recebo criticas de jurados conceituados e as aceitei pq estavam mesmo certos e me ajudaram muito. Entretanto há pessoas que não fazem as criticas para te ensinarem, atacam mesmo, fofocam, denigrem , destroem, acabam mesmo com a gente. Iso é diferente de te mostrar as falhas. Eu filmo meus treinos e ensaios e uma vez um jurado disse que minha dança estav bonita, traje bonito e correto. Faltou mais braços. Eu olhei o video da apresentação e olhei meustreinos. Ele estava certo. isso me ajudou muito,pq eu comecei a trabalhar os braços na dança do ventre, na cigana, em todas que merecem um braço bem feito e bonito. Conheço as pessoas que me agrediram e nunca dancei mostrando calcinha. eu tenho o traje próprio para as danças e conheço as regras. Só que no evento que o o colega disse, eu ainda não tinha uma calça cigana e coloquei um shorte por baixo da saia. Hoje eu tenho os trajes completos. Vc merece muito sucesso. Obrigada pela ajuda. Bjsssss

    ResponderExcluir

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.