Powered By Blogger

domingo, 7 de junho de 2015

Latachos e Gorbetos

Embora eu seja apenas um admirador da cultura cigana, volta e meia  me aparecem algumas perguntas difíceis de responder. A mais recente foi sobre os ciganos chamados  "gorbetos" e  "latachos".

Conversei com minha amiga, a escritora e professora de literatura Cristina da Costa Pereira, que me sugeriu usar as palavras de uma calin a quem ela muito respeita e hoje não se encontra mais entre nós.


Em seu livro intitulado "Ciganos: a Realidade", página 21, Ed. Heresis, 1999, Sally Edwirges Esmeralda Liechocki disse:
" Foram os hindus que viviam na Inglaterra que informaram serem os ciganos unidos aos 'dom' e 'nats', os quais eram andarilhos, cantores, acrobatas e etc. - os ciganos então 'latachos' ou artistas de circo."

Cristina me disse não ter nenhum conhecimento profundo da língua cigana, salvo alguns vocábulos e pouquíssimas expressões. Como qualquer língua é dinâmica, a língua cigana também vive da aquisição de palavras novas (neologismo); o que significa as diferentes palavras para um mesmo sentido. É impossível que todos os ciganos conheçam todos os dialetos por conta desta diversidade.

Há, inclusive, diferenças na escrita de acordo com o país onde nasce o cigano, pois sofrerá influências da fonética local interferindo na grafia desta cultura que é ágrafa. 

Ainda usarei de uma observação feita no final do livro "Lendas e histórias ciganas", desta autora, em que diz no pé da página 155:

"Em se tratando de um povo de cultura ágrafa, não se pode exigir uniformidade de grafia para as palavras."


Então será comum entre calons que "latacho" tenha o mesmo significado de "gorbeto" para os rons podendo se referirem aos ciganos andarilhos e artistas circenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.