Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Vaidade, humildade, generosidade... em tempos de Covid 19

Essas são três palavras que se manifestam atualmente nas redes sociais. E fica difícil ver aonde elas se manifestam e com qual intenção. Alguns conseguem se despir destes sentimentos egoístas e abrem mais seu coração e se doam. Outros se aproveitam e alimentam seus egos. Isso é mais do que natural no ser humano.

Ao ver uns que se unem pelo coletivo, se doam e até cedem um pouco mais de seu tempo para ajudar a amenizar a si e aos outros esse sofrimento atual, outros se prevalecem de seus mais sórdidos, porém também naturais, sentimentos de egolatria e vaidade. E vive um grande momento de dúvida sobre seu incerto futuro profissional após a pandemia que parece não acabar tão cedo quanto se deseja.

Aqui não cabe culpar quem ou qual país é responsável porque não há espaço para  isso quando o assunto é sobreviver. E é no mundo todo! Isso é um novo momento histórico que nós estamos vivendo e contando e virando registro histórico para gerações futuras.

Enquanto nenhum de nós tem algum querido acometido ou mesmo uma perda inevitável em seu círculo de convivência, traz-se um instante de blindagem ou de uma falsa segurança ou sorte do destino por achar-se imune ou protegido; mesmo com todos os cuidados que se tome...

Nesse momento muitos lutam e concorrem pela sua sobrevivência; o que não é nem ruim. Mas muitas vezes se sobrepondo como únicos ou detentores de formas ou fórmulas absolutas de resistência e sobrevida a este momento. Como ter esta "certeza" e vender isso, como muitos estão fazendo, se nem passou a pandemia e provou que aquilo que vende é real e dá certo? Em vários segmentos, principalmente nas mídias digitais, é fácil ver como estas pessoas se sobressaem diante das outras. Oferecem certeza da vitória absoluta. Em um momento onde a união e valores como a humildade e generosidade deveriam ser mais valorizadas acontece para estas pessoas o ditado "meu pirão primeiro e ninguém pega". Digo que não é "o quê" se faz, mas "como" se faz. Os valores ficam ligados diretamente à estas duas formas: "o quê faço" e "como faço".

Em função deste momento também vários outros valores intrínsecos de diversas filosofias são aplicadas até de forma descomedida como forma de aliviar e, supostamente, se dar um "alívio" na consciência do seu bem fazer sem olhar a quem. Parece que o mais importante é fazer o bem...de qualquer jeito e em qualquer direção. A impressão que dá é que se tira algum peso da consciência e alivia alguma cobrança futura. Pra mim parece uma redenção ao medo de "ir embora antes" e a cobrança pelos erros cometidos aparecer nesse processo de consciência imediata daquilo de bom e ruim que fez ou deixou de fazer.

O autoconhecimento é gradativo e pode demorar muitas vidas para uns e despertar mais rapidamente para outros. Essa pandemia tem feito esse tipo de reflexão em muitos e aumentado o desleixo em outros.

Isolamento social é duro psicologicamente falando para quem tem em sua essência a necessidade vital das trocas sociais sejam elas quais forem. Privado disso, a humanidade entra em choque com seus valores mais profundos e é aí onde as duas facetas aparecem como prova de que toda história tem dois lados. E digo que não há meio termo ou como ficar "encima do muro" para escolher o lado conforme o peso lhe aparece numa tentativa esperta de "não errar". Então o que mais se vê são estas duas faces da Vaidade, da Humildade e da Generosidade.

Quer queira ou não, as leis naturais não mudaram e sequer se adaptaram, como tudo hoje, ao Covid 19. A Lei do Livre Arbítrio e sua consequente Lei do Retorno estão intocáveis, imutáveis e agora parecem ser mais implacáveis do que nunca. Eu digo que é o reconhecimento, ou não, do peso que estas leis tem (sempre tiveram) sobre nós.  E continuo afirmando que elas, por serem onipresentes e onipotentes, independem da filosofia que se acredita. Elas sempre estiveram óbvias para quem as entende profundamente e este peso não dói.

Com isso gostaria de dizer que nunca é tarde para criar uma versão melhor de si mesmo. Mas uma versão BOA. Todos podem ser bons! Todos podem ter as versões positivas de suas personalidades ativadas! Se conseguissem perceber o quão poderoso é esta versão de si e quão grandioso é para a humanidade, talvez fosse mais rápido nosso natural processo evolutivo.

Mas não precisa de um momento Covid para isso porque é uma prática natural ao longo das vidas, sim, no plural, para seu autoconhecimento e sua lapidação. Faz tempo que escrevi um artigo fazendo essa mesma observação sobre nossa composição astral e física. Nascemos Carvão e com a pressão da vida tendemos, a mais ou menos tempo, a virar preciosos Diamantes com um brilho tão intenso que nossa visão materialista não é sensível para perceber. Basta que a consciência desperte para isso. Uma ajudinha sempre é bem vinda, mas quando não há esse despertar devemos respeitar que ainda não chegou a hora dessa pessoa e deixá-la ir do seu jeito e no seu tempo. É nessa hora que conseguimos entender, por conta desta consciência universal, que já fomos um dia como estas pessoas e que subimos um degrau por vez exatamente porque despertamos no momento que estivemos apto a isso.

A evolução é uma dádiva única, um presente do universo no seu mais profundo significado que se manifesta em doses homeopáticas que reconhecemos como vida limitada ao tempo material e seguida em inúmeras encarnações na mais pura premiação de continuar a mutação para uma melhor versão de si mesmo.

E é dessa forma que "ficar em casa" tem sido meu momento de me entender mais e de ver até onde posso ou consigo ser essa versão atual melhor de mim mesmo e espargir em outras direções. E com toda a certeza que tenho carregado com minhas naturais imperfeições digo em maiúsculo que AMO MUITO MINHA VIDA e sou grato por entender e poder espalhar essa experiência em diversas direções.  Aos que a recebem, se acordarem, irão na mesma direção que estou indo. Aos outros, tenho certeza absoluta que irão também, mas em um momento mais adiante.

Resumindo do meu jeito, "bóra" ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.