Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de maio de 2020

FLAMENCO CARIOCA - Histórias em memórias vivas

foto de Sonia Castrioto e grupo Alumbre Flamenco, anos 80
Pandemia... isolamento social... solidão ou solitude?

Tanto tempo dentro de casa que pareceu sobrar tempo pra tudo. Depois pareceu que falta o tempo... A internet virou o foco das atenções para todos os tipos de contato social. Mídias sociais, vídeo-chamadas, reuniões, blogs dos mais diversos assuntos, shows, cursos" on line" ou em lives onde as aulas são gratuitas e lives com diversos temas; aqui e no mundo todo!

Uma me chamou a atenção. A bailarina paulista Deborah Nefussi, que também dirige o grupo Raies Flamenco, começou a entrevistar artistas paulistas sobre a História do Flamenco no Brasil. E eu fiquei extasiado com o projeto! Aqui no RJ já foram várias tentativas de armazenar estas memórias da arte. Infelizmente nenhum órgão público ligado à cultura se interessou. Projetos como o da bailarina Thereza Canário e seu projeto Arte Espanha Rio, o Calle Rio-Espanha do qual participei e por questões particulares me negaram o acesso a todo o material ao qual ajudei a construir e agora somente os recortes de jornais da época, e outros que tentei junto à Funarte e ao Museu da Imagem e do Som que foram rejeitados por razões sem consistência como justificativa.

Com as lives de Deborah Nefussi (4as às 21 horas pelo Instagram @raiesflamenco) fiquei fascinado com a história de lá e me lembrei das nossas tentativas aqui no Rio de Janeiro. E em conversas com ela fizemos uma parceria. Agora estou desenvolvendo este projeto aqui no nosso estado com vários artistas de ontem e de hoje que nos deixarão suas memórias e vivências. Bailarinos, músicos e cantores de diversas épocas que realmente fizeram ou são marcas fundamentais nessa história que está sendo contada.

Atualmente as lives cariocas acontecem todas as quintas às 19 horas e domingos às 18 horas, principalmente pelo aplicativo Instagram. E qualquer um que me segue lá (@ricardosamel) ou que segue o convidado do dia pode assistir. Além disso, estou deixando as entrevistas no canal do You Tube Flamenco Carioca com o link https://www.youtube.com/channel/UCM_ewWgHp-7wKDpd7IR6koQ de forma aberta onde todos poderão assistir cada entrevista no mais puro e desenvolto clima de "Flamenco em casa". Os artistas estão super naturais e falam com muita generosidade das suas experiências.

Esse projeto me faz viajar nas emoções de cada artista e vivenciar aquilo que eu não pude experimentar ou não tive. Alguns destes depoimentos serão transformados em um documento através de São Paulo e da artista Deborah Nefussi que conta com um historiador e um arquivista nesse processo. Muitas recordações, histórias e materiais gráficos, fotos, vídeos em formato VHS e até mesmo LPs e K7 poderão ser doados para a montagem do acervo. O contato poderá ser feito pelo perfil dela no Instagram @deborahnefussi para os arquivos de São Paulo e os do Rio de Janeiro comigo pelo meu email ricksamel@gmail.com

Com certeza, e aos poucos, esse projeto alcançará os demais estados e terá seus devidos representantes. Vamos aguardar porque só o tempo mostrará. Deve-se procurar a Deborah e conversar com ela. 

É o que mais tem me animado em tempos de reclusão por conta da pandemia além do trabalho de estimular meus alunos a praticarem os exercícios em casa por conta do isolamento social.

Convido a todos a assistirem... seja ao vivo ou no canal deixado acima.


Um comentário:

  1. Excelente projeto. O que é bom deve ser lembrado. É muito bom passear no tempo e conhecer histórias.

    ResponderExcluir

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.