Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Ser Feliz ou ser Correto?

 Várias vezes me perguntam isso e sempre respondo:

-Depende do conceito que se entende por Felicidade e ser Correto.

E tentam me forçar a uma escolha e respondo:

- Ser feliz sendo correto segundo os princípios que levo como filosofia, ou seja, segundo minha visão do que considero correto. 

Quando se leva a máxima de polimento de si mesmo tomando como referência a conduta e o caráter, pra mim, quando se escolhe "ser feliz" conhecendo aquilo que julgo "ser errado" e comete a segunda pra favorecer a primeira já não será errar com ignorância e sim com consciência e a partir daí realmente existe a escolha. 

Pra mim, errar consciente pra ser feliz é o maior ato de se mostrar inflexível e incapaz de se auto transformar ou de auto polimento. Se generalizar essa escolha dá até pra dizer que o mal feitor é feliz por escolha porque neste caso está prevalecendo sua forma de ser feliz em detrimento de outros. 

Polimento de si mesmo tem um peso profundo nas escolhas quase diárias que se faz, se as mesmas maculam o outro intencionalmente para ter sua felicidade. Pra mim isso é maldade. Pra mim não tem menos ou mais mal. A partir do momento em que se comete um ato sabendo que irá prejudicar ou tirar algo do outro pra fazer valer sua felicidade é ruim! eu não faço isso.

Não nego que as cometi algumas vezes por desconhecer, literalmente, o malefício que vinha causando a terceiros pra me satisfazer naquilo que achei "ser correto" pra ser Feliz. Mas como sempre tive processo resiliência, ao descobrir o quanto estava causando dor no outro eu mudei minha forma de pensar e de agir, tentei consertar os erros que cometi ou, ao menos, amenizar os danos causados e passei a nunca mais repetir estes atos e procurei outros caminhos para atingir meus objetivos.

Por isso que digo que dá pra ser Feliz com responsabilidade e sem macular o próximo ou a um coletivo.

Sim, é difícil mas não impossível.  Abrir mão de alguns conceitos que te segrega do respeito alheio é um ato de crescimento. Não precisa ferir o(s) outros pra se sentir feliz. E se pode repelir afastando-se daqueles que tentam te ferir pra se sentirem felizes. É triste ver pessoas de meu círculo que praticam conscientemente sua felicidade desta forma. A cada vez que os vejo fazendo isso vou me afastando e evitando maiores contatos até que, se necessário, corto de vez do meu círculo.

A máxima da vida sempre foi a Escolha independente das consequências. As consequências são respostas diretas a estas escolhas que, se assertivas, só terá glórias sem dor. O oposto acontece quando se faz uma escolha ruim e, mesmo assim, ainda dá pra mudar o final refazendo o caminho de forma melhor.

Então dá sim pra ser Feliz e Correto ao mesmo tempo, mas sem tirar do próximo para ser feliz. Eu penso e ajo assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.