Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Bata de cola: mais erros


Existem muitas modelagens, várias formas e tamanhos de babados e inúmeras combinações têxteis para criar a sua Batadecola. Porém alerto para algumas dicas.

Tecidos muito fluidos (molengas demais) ou translúcidos necessitam de algum forro como tafetá,  oxfordine ou similar. Tome cuidado para não colocar outro tecido muito armado ou pesado para forrar. Isso pode interferir no manuseio.
O desenho dos babados podem seguir inúmeros traçados segundo gosto do estilista ou exigência da cliente, mas leve em consideração sua estrutura física como altura e peso para ter uma escolha de tamanho do babado e seu desenho (divisão das camadas) de forma a ficar harmônico e dar um belo visual. Não exagere na quantidade se você for iniciante no estudo da bata. Eu costumo indicar babados com 15cm ou 20cm, com desenho de 3 camadas na frente e de 7 a 9 camadas na cola. Mas isso tb é variável. Converse com seu estilista.

Também leve em consideração a qualidade do tecido usado nos babados porque existem alguns movimentos onde a cola fica invertida e se arrasta. Dessa forma tecidos muito finos ou de baixa qualidade como o cetim podem rasgar com facilidade. Um bom estilista saberá te orientar sobre as várias qualidades disponíveis no mercado nacional. 

Em caso de um bom tecido, ou seja, resistente e opaco, não há necessidade de forração de suporte para o corpo da bata.

Para a parte de baixo existem algumas opções. Em particular eu não adoto nenhum tipo de tecido por não dar um bom suporte e por não ter boa resistência à abrasão, ou seja, suportar serem arrastados no chão. 

Esteja atento ao mercado têxtil nacional para escolha de cores, estamparias e tipos de tecido. No máximo se inspire nas fotos mas veja com seu estilista de confiança aquilo disponível no mercado e que poderá adaptar ao seu gosto. No mais se lembre que, quanto mais detalhes e apliques a sua Bata mais caro será o preço final.

Respeite e valorize quem faz sua Bata porque é um trabalho artesanal, muito trabalhosa e que exige muito tempo na dedicação. Este é o motivo pelo qual uma bata tem custo alto.

Não reclame quando a reforma de uma bata for alta! É quase o mesmo trabalho de uma nova. Ainda mais se existem muitas correções para transformar sua Bata em funcional, ou seja, que te permita ser usá-la durante um baile e possibilite os típicos movimentos.

No perfil da Flamenco y Modas tenho uma live onde falo sobre outros detalhes.
Acesse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.