Powered By Blogger

sábado, 19 de julho de 2014

Raíz mestiça e uma vida como Fênix

Postal Flamenco feita com foto de 1905
Sempre que ensino sobre Flamenco, tento encontrar uma maneira de definir esta arte resultante de um processo histórico na Espanha.  Hoje já muito transformado pela ação do tempo e por agregar, na dança principalmente e com mais ênfase, diversas linguagens que não faziam parte da primeira concepção.

Ainda acredito no sistema cultural por osmose que fazem os ciganos. Uma etnia maravilhosa com alta capacidade de se adaptar em qualquer parte do mundo. Basta vermos sua trajetória histórica até cair na última fronteira: a América onde já estão transformados pela ação do tempo, porém visivelmente ligados a raiz primordial de seu povo: o sistema patriarcal.
  
Uma das maiores ciganas no Flamenco além de Carmen Amaya
Reconhecidamente, o Flamenco comporta sedimentos das culturas que na Andaluzia passaram. Só os conquistadores mouros foram em torno de sete séculos! Ainda vemos a herança deixada nas arquiteturas divinas que existem por lá. Mas também em suas palavras, nomes de províncias e até mesmo em algumas comidas. Esta é uma mudança que continua ativa por lá visto que eles mesmos, os espanhóis, ainda não curtem muito estas etnias que fazem parte da sua história.

Aqui em nossa 'terra brasilis" também passamos pelo mesmo processo e é legal fazer a analogia. Temos em nossos ancestres índios, negros, portugueses, espanhóis e franceses. Mais tarde outras etnias chegaram como os árabes, italianos e os orientais. Não há melhor exemplo perto de nós que a nossa própria raça MESTIÇA assim como o Flamenco.

Mestiçagem...
Mestiço é uma palavra que designa mistura que, muitas vezes, é visível. Eu ainda complemento que é visível e quase "inperceptível" de imediato.

Ainda gosto de mencionar sempre os ciganos por sua incrível capacidade de absorção e transformação cultural. Eles são capazes de estarem perfeitamente em qualquer território, se adaptam, fazem sua cultura e adotam a local como alguns costumes e folclores locais e, mesmo assim, ainda são diferentes. Porém neste caso, estão mais perceptíveis do que em outros povos.

O Flamenco é totalmente mestiço! Em suas raízes poderemos encontrar a micigenação entre ciganos, mouros, judeus e espanhóis. Não há como negar que é uma arte já "fusionada" por pressão cultural.  Mas que ninguém ainda observou que, assim como no Brasil, esta mistura só se deu na parte marginalizada e que é a maior. Nos dias de hoje, já estamos tão "mestiços" que puros só aquelas pequenas tribos indígenas na Amazônia.

Agora em nova fase, o Flamenco agrega mais informações advindas dos países onde se encontra; mas acredito que só veremos este resultado com o passar dos longos anos que ainda virão. E teremos mais uma vez, um novo Flamenco.

Pelo visto será uma eterna renovação e invenção de si mesmo como a Fênix que renasce das próprias cinzas.

E sempre encontraremos o processo de "Fusão e Confusão" pela frente.

Mestiço. Flamenco é mestiço... Já é uma arte advinda da FUSÃO de culturas.
Mas sua essência básica precisa ser conservada: EMOÇÃO.
Eu gosto de dedicar toda e qualquer técnica assimilada para favorecer melhor esta base fundamental.

                                                 Simples... será?
EVA YERBABUENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.