Powered By Blogger

terça-feira, 2 de maio de 2017

Moda..a que ditam!

Me pediram mais artigos sobre moda haja vista que tenho falado somente de espititualidade e dança.



Moda ditada ou aquela imposta pelas mídias dispostas em todos os lugares é o que mais se vê no cotidiano. A Moda pode seguir as novas descobertas tecnológicas da tecelagem, da atualidade e do contínuo processo criativo de quem mexe com o vestuário, com o visual e alcança diversas faixas etárias embora o maior enfoque de consumo seja entre 18 e 30 anos.

O que questiono é o acesso e a adequação ao indivíduo brasileiro de classe média baixa, a falta de percepção de si mesmo neste contexto para todas as classes e de como se enquadrar em algum destes parâmetros, pois quer queira ou não, sempre estaremos em algum setor da moda. .

Um programa da Tv aberta com dois consultores de moda é ótimo e deveria ser visto por quem leva a sério o visual. As dicas dadas são muito boas e leva em conta as tendências e o perfil da cliente em questão. A transformação passa pelos conceitos, o estilo no cabelo e até mesmo dicas de maquiagem com o detalhe da adequação no biótipo daquela pessoa. Minha única observação é que não aplicam o programa para o gênero masculino.

Óbvio que o gênero feminino é o que mais se vende e se preocupa com a moda, mas os homens também! E como lidar com isso com tão poucas variedades visualmente falando aqui em nosso país? É um desafio ainda maior quando levamos em conta a idade. Estamos num país de herança cultural européia e em sua maioria com raízes judaico-cristãs onde a figura masculina tem um campo delimitado para ousar no que se conhece como "moda masculina".



Seguimos aquilo que se dita e que se dispõe no mercado. A começar pelos ternos e paletós que mudam desenhos de gola, abotoamento e tecido e continuam sendo ternos e paletós. Os sapatos continuam sendo os mesmos de acabamentos arredondados ou quadrados e dentro destes estilos tradicionais do momento. Herança cultural através da modernização na história da roupa... Será só isso?

Causou furor quando apareceu uma moda com pareôs para homem por ser um tipo de saia. Sinceramente, num país tropical seria maravilhoso! Imagine um país frio onde o uso do kilt, a saia masculina escocesa, não choca se visto na rua! E se fosse aqui?

Kilt, a saia masculina

Em vistas do que se leva no conceito de moda, eu ainda juntaria o modismo de um momento onde muitos querem "ter e usar" pelo simples fato de estar na "moda" e muitos famosos usarem. "Se fulano que é horroroso usa, eu também posso!"

E seu gosto pessoal, sua auto estima, seus valores? Criar uma identidade no vestir pode passar uma imagem oposta do que vc realmente é. Se reconhecer como indivíduo e ter noções de como se adequar transforma isso.

Portanto, apenas atente-se para o que veste, o que quer dizer e/ou causar ao se expor. Seja na rua, no shopping, na família, no trabalho ou mesmo nos palcos dos teatros.

Eu digo que amar-se e entender e compreender o tipo físico que possui é o ponto de partida. Sugiro que aprendam a se olhar no espelho como realmente são e não como ficariam com os ditos estilos da moda atual no mercado.

"Bóra" tentar? Dá certo sim! Seja casual, retrô, chic, moderno, punk, emo, clássico, esportivo...

Encontre-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.