Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Formatando dança étnica, como assim?


Ainda não há uma escola de danças étnicas formatada com linguagens definidas como no caso do ballet clássico que já possui este discernimento embora seja uma dança acadêmica. É um exemplo em que se pode basear. Trabalha-se em danças artísticas e étnicas com um aglomerado de conhecimentos onde é o notório saber quem dita o quanto se conhece sobre esta arte. Mas não dá para se dizer o mesmo quando o assunto é ensinar.

A vigente lei 6533 abre brechas para o ensino aqueles que possuem o registro de artista bailarino/dançarino e que, erroneamente, se colocam como professores sem ter o nível acadêmico para tal. Estes artistas são, na verdade, instrutores de dança. Vários cursos  tem proliferado país afora, alguns até louváveis, mas que duvidosamente tem, como responsáveis nas cadeiras da dança, gente que sequer é reconhecida pelos colegas de trabalho do mesmo setor nem mesmo com algum curso completo ou, ao menos, com o mesmo profissional por anos para lhe caber o papel de instrutor e "formador" de novos instrutores. Questiona-se a "formação" de quem forma...

A lástima fica por conta dos dois lados. A ausência de legislação regulamentando ensino para danças de matriz étnica e a real competência de ditos artistas destes setor que literalmente comercializam-se como professores e donos de "escolas" de dança.

Não há, portanto, em território nacional, escola ou curso que forme realmente e com reconhecimento educacional, professores das danças de matriz étnicas, salvo o notório saber que, de forma honesta, deveria conceder por mérito, como bem diz o título, a capacitação daquele que se propõe a profissional e avaliado somente por gente de seu respectivo setor.

Infelizmente quando isso ocorre, fica por critérios duvidosos onde escuto dizer que candidatos fazem "curso à parte" com alguém ligado a avaliação para facilitar a aprovação, quando muito o mesmo proponente não é um amigo ou colega já atuante de algum avaliador ou aluno deste; o que nem seria ruim se atuassem com honestidade perante a vitalidade da qualidade de referida dança proposta.

Já abordei tema parecido aqui no blog com o título "Profissionais da Mentira" onde relato assunto similar.

O fato em questão é como e por onde começar de forma gradativa o ensino de danças assim?

Normalmente as danças étnicas representam a dança do povo ou mesmo de modo familiar e não possuem qualquer formatação ou implicação de conhecimentos como as acadêmicas.

As danças com "matriz" étnica possuem muita similaridade e são totalmente embasadas nas raíz de sua inspiração e possuem influências externas, ou seja, de outras danças similares ou outras que auxiliam nas necessidades que as impõem um estudo mais aprofundado do movimento em dança como em uma escola acadêmica. Pode-se ser tão profundo como uma escola acadêmica! Nada a ver com dança à caráter muito expandida em direção as danças as quais me refiro.

Mas como discernir uma da outra?

Como qualificar algumas destas danças como artísticas ou étnicas?

Quais são os critérios que devemos adotar no mercado de ensino?

E sobre formação profissional?

Quem pode dar aulas destas danças?

Como reconhecer estas pessoas no mercado sem saber sua formação?

Basta revermos nossa festa junina e suas danças como estão distante da realidade étnica e estão transformadas para o comércio... Pergunto, esta é étnica ou artística?

São indagações que venho pensando e que recebi estes dias de uma amiga que é cigana e em muito trabalha em prol e defesa dos valores culturais de seu povo por conta das distorções empregadas nas danças ditas artísticas onde muitos as demonstram e ensinam como totalmente étnicas sem ao menos sequer respeitar ou pertencer ao seu povo ou, ao menos, ter convivido tempo suficiente para as ensinar.  Onde fica a credibilidade de seu aprendizado para ensinar? E a responsabilidade disso também recairá aos de seu povo que alimenta estas distorções.

Fica aqui uma reflexão que mexerá com os mais profundos valores do caráter, da honestidade, da sinceridade e destes que se dizem profissionais destas danças... sejam elas artísticas ou étnicas de qualquer povo e em qualquer país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.