Powered By Blogger

domingo, 1 de julho de 2018

Todos os caminhos levam aos Ciganos



Neste dia 30 de junho de 2018, no Estúdio da minha amiga Denise Tenório, em Santa Teresa-RJ, aconteceu o evento que dá título a este artigo, mas que a amiga, escritora e palestrante, Cristina da Costa Pereira, denominou como "Linha do Tempo - história do movimento cigano no Brasil".

Detalhe astrológico do dia foi estar sob os auspícios do ápice da lua cheia e sob o olhar de São Pedro que "aniversariou"  no dia anterior.

Foi maravilhoso poder acompanhar o discernimento sobre algumas dúvidas e o pronto esclarecimento sobre fatos desde a inspiração e criação do CEC (Centro de Estudos Ciganos), a primeira organização da América Latina fundada nos anos 80. Muitas elucidações que desvelam as coisas que acontecem nos dias de hoje sobre tudo que envolve a etnia cigana. Fatos, relatos e muita poesia. Bem a cara da Cristina! 


Foi emocionante ver como as palavras do meu amigo calon Marcos Rodrigues, trouxe à tona seus sentimentos com tudo o que acontece e a anunciação de nova organização da qual ele é vice-presidente e a romnichal, Alessandra Tubbs, também minha amiga, é a presidente. Nasce a CEPECRO (Centro de Pesquisas sobre a Cultura Rhomá no Brasil) que é formada por ciganos na direção e amigos não ciganos na composição dos outros cargos e que são simpatizantes a causa.
Não posso deixar de dizer que tive participação neste dia com meu depoimento como estudante e observador deste movimento. Fui um dos convidados de Cristina para dar este registro.

Tivemos a ilustração com números de danças com Denise Tenório sob os cuidados de excelentes músicos e as alunas da professora de dança cigana Vivian Alves. Alguns destes músicos são amigos e que muito respeito por seus trabalhos dignos.

O presente do dia foi conhecer um kaldarash descendente de romenos e dominador da arte da forja. Diogo nos contou um pouco da história de seus ancestres, de como chegaram no Brasil e nos mostrou aquilo que sabe fazer de melhor com muita propriedade. Seu trabalho inovador tem sido apresentado em vários países do mundo porque traz avanços na tecnologia. Sinceramente me senti presenteado por poder estar perto dele, por ele ter sido tão simples, direto e generoso com seu trabalho diante da platéia. Foi mesmo encantador!

Óbvio, reencontrei alguns amigos ali.
Diretora e amiga, Denise Tenório

Amiga de dança e expositora de artigos lindos
Vera Couto












Mas melhor pra mim foi receber de Cristina um presente de aniversário antecipado. Um livro raro de seu mentor e amigo, já falecido, prof. Ático Vilas-Boas da Mota. Um homem culto em vários segmentos do conhecimento e um especialista em ciganos. A dedicatória que ela me fez me comoveu bastante por ser quem ela é pra mim. Começou apenas como minha inspiração e fonte de pesquisas e que, com o tempo, se tornou uma amiga em potencial e uma grande conselheira em tudo que tenho dúvidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.