![]() |
Chúa Alba, bailaora Granadina |
Existem confecções que usam uma tabela para calcular a proporção da cauda segundo a altura da pessoa. Porém tenho visto em muitas bailaoras que cada uma usa o tamanho que quer. Longas, curtas, elípticas, redondas e segue por aí.
O que importa mesmo é que dependerá dos "desenhos" ou dos malabarismos que fará com ela.
Em outro artigo já publicado aqui falo sobre isso e sobre a questão da adaptação ou readaptação segundo os parâmetros de tipo de tecido, modelagem e quantidade de babados que influenciarão no formato e peso final da sua bata de cola.
Mas o mais importante é saber tirar proveito da que você tem. Vi que cada bailaora tem a sua bata específica. Algumas possuem uma para estudo (falda de cola de ensaio) e a bata do show que será usada e estudada só na semana do show.
Enfim, não existe uma regra que estabeleça o tamanho da cola de sua bata de cola, mas sim a sua técnica em explorar aquilo que ela te oferece. Se ainda é aluno, é sua professora quem tem que saber lhe orientar sobre o material que tem.
Na verdade, existe apenas um parâmetro para as modelagens que diferem das confecções que apenas "agregam" uma cauda a um vestido ou saia comum de flamenco e que não dará certo depois na hora do uso.
Falo com a propriedade de quem fez (e ainda faço) vários cursos e oficinas de bata de cola com artistas diferentes.
Fica aqui esta observação na.hora de encomendar a sua bata de cola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.