Powered By Blogger

domingo, 11 de novembro de 2018

Instrumentos no Flamenco, além da convenção

Depois da tradicional guitarra espanhola que conhecemos como violão e as castanholas, desde as inovações trazidas por vários músicos flamencos, basta lembrar a inserção do Cajon por Rubem Dario trazido pelo saudoso e grande guitarrista flamenco Paco de Lucia,  vários outros instrumentos estão se aliando e completando a esfera musical abrilhantando os shows.


A intenção deste artigo é lembrar que, por mais exímio que seja tal músico e seu instrumento, inevitavelmente precisará estudar e compreender as escalas musicais do flamenco da mesma forma que o convencional guitarrista sabe. E  será mais profundo ainda quando tiver que acompanhar a dança.

Então,  estes músicos de quaisquer instrumentos, sejam aprendizes ou profissionais, precisam aprender a estrutura do flamenco como nós artistas convencionais (cantaores, bailaores e guitarristas) sabemos.


Existem outras culturas onde a semelhança estrutural facilita a absorção e compreensão do flamenco. Portanto, é sim possível quaisquer instrumentos além da convencional guitarra para acompanhar shows flamencos.


Declaro não ser músico e as minhas referências vêm do convívio com esta nova fase. E aos amigos músicos, se falei alguma bobagem, me perdoem e peço humildemente que complementem meu artigo.
Vocês merecem minha admiração e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.