Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Figurinista ou Estilista? meu perfil profissional...


 Como escolher o traje que irá usar em seu show? Escrevi um pouco sobre isso em vários artigos aqui no blog. Alguns de cunho crítico e outros mais instrutivos. Nem sempre todos leem ou quando o fazem escolhem concordar ou discordar. Apenas passam o olhar... Mas pensar sobre o assunto é o maior objetivo quando escrevo aqui o que penso, vejo e experimento. São as minhas impressões pessoais.

Antes de ter um nível acadêmico fiz muitos cursos artísticos com a artista plástica Eurídice Porto. Ali meu olhar sobre alguns ramos de artes pictóricas nasceu... fiz desenho à carvão, pinturas em tecido, óleo sobre tela, pintura vitral com resina e tintas diversas, modelagem em barro. Também ampliei minhas visões quando conheci a artista plástica Thaís Fontenelle que usava, abusava e transgredia em suas artes modernas tudo aquilo que era convencional em pinturas. Pra ela bastava ter uma superfície e algum material que lhe desse espaço para projetar nessa superfície aquilo que sentia, imaginava e pensava. Ela nasceu artista e só mais tarde foi conquistar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage aqui no Rio de Janeiro.

Aprender com Eurídice, conviver com Thaís, fazer Arquitetura e depois frequentar uma faculdade de Moda me fez ser como sou hoje com minha arte nas roupas com a Flamenco y Modas. Óbvio que isso envolve a minha percepção de tudo embora haja somado todo esse conhecimento. É o que me dá a liberdade de expressar estes pensamentos todos!

Por uma questão de carência no mercado da época, entrei no ramo da construção de roupas espanholas, mais especificamente, as flamencas. Foi assim que cheguei até aqui trilhando, entre erros e acertos, desde 1990 em buscas na internet da época, pesquisas pessoais e de campo com alguns dançarinos e profissionais deste segmento, até conquistar neste tempo todo um perfil diferenciado e fora da convenção. Trabalho com roupas para dança flamenca e outras danças que tenha alguma afinidade, mas que não me impede de transitar em outras esferas.

Ambas as profissões são importantes e complementares assim como tantas outras e podem se acumular numa mesma pessoa caso ela deseje dominar todos estes conhecimentos.

Repito sempre que precisar: a meu ver o Figurinista é o Arquiteto da roupa e o Estilista é o Decorador ou, modernamente falando, Design de Interior. Da mesma forma poderia correlacionar analogamente o Mestre de Obras com o Modista e os Peões com as Costureiras. Todos são importantes em seus papéis e complementares entre si. Porém em diversos casos os de conhecimentos mais básicos tendem a querer usufruir de conhecimentos mais acadêmicos sem tê-los e podem cometer erros irreversíveis por conta disso. Uma pena quando isso ocorre...

Quando não conhecia nada sobre a arte de "criar" uma roupa a partir do zero eu apenas pegava moldes prontos, transferia para o tecido e fazia o restante. Isso não me impede de "ajustar" estes moldes conforme a necessidade da roupa.

Um tempo depois entendi que determinadas roupas possuem suas características próprias, como as étnicas, que necessitam mais estudos e de conhecimentos mais profundos sobre moldar roupas para não sair do limite dos moldes básicos, os tipos e estilos de acabamentos e tecidos que se pode usar.  A partir daqui o estudo do corpo humano e seus movimentos são imprescindíveis para começar a modelar, a criar e saber escolher melhor os tecidos com mais segurança para não passar por erros por falta destes conhecimentos quando qualquer tipo de dança será o foco. Já vi casas construídas por Mestres de Obras porque se achavam com bastante conhecimentos arquitetônicos e engenheiros. Deu erro! Algumas se tornaram nada funcionais, outras caíram em algumas partes e outras com duvidosa combinação.

Quando entendi que eu poderia bolar, moldar e construir uma roupa do zero sendo o mais fiel possível a concepção original dominando mais conhecimentos entendi o que é ser Figurinista. A roupa é totalmente criada para aquela especificidade.

Quando entendi que eu adaptava alguns moldes ou roupas prontas agregando alguma coisa pra trazer a lembrança de determinados estilos, como o nome já diz, eu "estilizo", chego por aproximação e trago apenas nuances ou lembranças daquilo que quero representar. Pois é por associação de imagens próximas da realidade que a lembrança acontece embora jamais virá a ter o mesmo resultado daquela roupa totalmente programada e voltada par o foco em questão seja ele qual for. Podendo, inclusive, criar as futuras tendências e influenciar o mercado.

Perguntei no dicionário mais popular atualmente e recebi inúmeras respostas as quais postarei algumas embora todas tenham o mesmo significado e, às vezes, com expressões diferentes. "diferença entre estilista e figurinista"

Embora tenham em comum o fato de trabalharem com pessoas e roupas, há diferença entre estilista e figurinista, já que são profissionais com intenções completamente distintas.

O figurinista se utiliza da moda para vestir uma pessoa e transformá-la em uma personagem. Ele é especializado em roupas que serão filmadas, é um mestre em close-ups e em costumes históricos. Na maioria dos casos, a roupa dele tem uma posição de subserviência em relação ao roteiro e as características da personagem.

O estilista, por sua vez, tem que usar o seu talento para antecipar uma época, mudanças de comportamento e criar tendências. É claro que bons figurinistas muitas vezes são capazes de inovar uma peça de roupa para reforçar a individualidade de uma personagem e, quando há forte identificação com o público, as pessoas vestem suas peças, levando o figurino a virar moda, inesperadamente.

 https://audaces.com/a-diferenca-entre-estilista-e-figurinista/ 


Achei interessante também colocar as etapas que cada um costuma seguir...

"Qual a função do estilista/figurinista?"

FIGURINISTA

Como o próprio nome diz, o figurinista é aquele responsável pelo figurino de uma produção artística, seja ela um filme, série ou peça de teatro.

https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/profissionais-do-cinema-figurinista#:~:text=Como%20o%20pr%C3%B3prio%20nome%20diz,s%C3%A9rie%20ou%20pe%C3%A7a%20de%20teatro.

ESTILISTA

estilista é o profissional criativo que desenha, idealiza e projeta as coleções de calçados, roupas e acessórios, de acordo com as tendências da moda para aquela estação.

https://www.unicesumar.edu.br/blog/o-que-faz-um-designer-de-moda/#:~:text=O%20estilista%20%C3%A9%20o%20profissional,da%20moda%20para%20aquela%20esta%C3%A7%C3%A3o.

Desta forma dá pra entender a extensão que cada um alcança e de como se adequar ao que se deseja.

O engraçado é que  em ambos os casos se pode fazer a mesma coisa mesmo tendo suas especificidades particulares.

A meu ver preferi explicar da maneira mais fácil de entender...

O Arquiteto da Roupa e o Designer de Roupa.

Meu perfil profissional? Sou os dois embora atue muito mais na criação do que na produção.

Deu pra entender quem sou?

Deixo a seguir os links de alguns artigos que escrevi com abordagens mais específicas com críticas e reflexões...

https://flamencoymoda.blogspot.com/2020/01/figurinos-de-danca-so-o-visual-basta.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2018/12/traje-de-flamenca-x-traje-de-baile.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2018/12/pronta-entrega-ou-sob-medida.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2018/11/cor-na-composicao-de-figurinos-pra-danca.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2018/10/compondo-figurinos-no-flamenco.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2013/01/moda-flamencaa-moda-sempre-faz-uma.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2014/06/moda-figurino-danca-quando-uma-roupa.html

https://flamencoymoda.blogspot.com/2015/06/joias-raras-brasileiras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.